Normas Editoriais

 
NOTA IMPORTANTE

Os autores deverão remeter o TEXTO DEFINITIVO ao diretor de cada simpósio até ao dia 1 de maio de 2013. Para evitar contratempos na edição do livro, na elaboração das cartas de aceitação, assumir-se-ão como definitivos, tanto os autores registados como o título da comunicação. Não se aceitarão alterações, pelo que se lhes pede serem cuidadosos no momento do registo. No registo dos metadados da comunicação dentro da Biblioteca Europa-América Latina REDIAL-CEISAL far-se-á constar que a comunicação está incluída nas atas do VII Congresso CEISAL.

É indispensável que os autores facilitem juntamente com o texto:
1 resumo, em espanhol, português, inglês ou francês.
Palavras-chave no idioma de publicação ou resumo.
Título exato e completo da filiação institucional, incluindo dois níveis hierárquicos (por exemplo Universidade e Departamento). 


Regras de estilo:
Todas as contribuições serão avaliadas pelo Conselho Editorial. A redação reserva-se o direito de não devolver os originais.

As contribuições não devem exceder os 30.000 caracteres incluindo os espaços em branco e as notas, que devem ser reduzidas ao mínimo possível. Serão cerca de 15 ou 20 folios. Devem adequar-se exatamente às normas editoriais que aparecem abaixo.

Devem prescindir-se das fórmulas “loc. cit”, “op. cit” e “ibidem”. As referências bibliográficas serão incorporadas no texto de acordo com o sistema autor-data. Exemplo:

(Pelaye Prado 1995: 145-154)

No final do artigo aparecerá uma lista bibliográfica completa ordenada alfabeticamente. Exemplos:

MONOGRAFIAS E VOLUMES COLECTIVOS

Apelidos, Nome (Ano): Título. Lugar de edição: Editorial.
Apelido, Nome/Apelido, Nome (Ano): Título. Lugar de edição: Editorial.
Apelido, Nome/Apelido, Nome (eds.) (Ano): Título. Lugar de edição: Editorial.

CONTRIBUIÇÕES EM VOLUMES COLECTIVOS
Apelido, Nome (Ano): “Título”. Em: Apelido, Nome/Apelido, Nome (eds.): Título. Lugar de edição: Editorial, pp. xx-xx

ARTIGOS EM REVISTAS
Apelido, Nome (Ano): “Título”. Em: Revista xx [...], xx [Nº], pp. xx-xx

DOCUMENTOS NA INTERNET

Apelido, Nome (ano): “Título”. Em http://www. [URL completa] (Data em que se consultou a página).

As notas de rodapé devem usar-se apenas para esclarecer algum ponto incluído no texto, nunca para referências bibliográficas.

Deve aparecer um só espaço entre cada palavra do texto.

Os sinais “” só devem usar-se para indicar citações provenientes de fontes citadas.
Os sinais ‘’ utilizam-se para indicar o uso metafórico ou figurado de algum termo, p. ex.: seu ‘eu’, etc.

Citações com mais de quatro linhas de extensão devem ocupar um parágrafo separado. Nesse caso não devem utilizar-se “”. Deve aparecer um ponto no final do material citado, seguido da referência bibliográfica entre parêntesis tal como indicado acima. A seguir ao parêntesis não deve colocar-se outro ponto.
Citações com menos de quatro linhas de extensão incluem-se no corpo de texto, devendo indicar-se empregando sempre “ ”. A cada citação deve seguir-se a informação bibliográfica relevante entre parêntesis. O ponto final parágrafo situar-se-á depois do parêntesis em caso da citação aparecer no final de uma frase.

As reticências devem usar-se como indicação de elipses. Quando se refere a uma elipse num texto citado as reticências devem estar dentro de parêntesis rectos: […]. Quando são produção do autor da comunicação, prescinde-se dos parêntesis: … O uso das reticências deve ser feito a partir do menu ‘Inserir’ – ‘Símbolo’ – ‘Caracteres especiais’.
 
A primeira menção a um livro – seja de ficção ou não – ou a um manuscrito deve sempre acompanhar-se da data de publicação entre parêntesis, p. ex.: Los pájaros de Bangkok (1983) de Manuel Vázquez Montalbán, etc. Deve sempre citar-se a data da primeira publicação do texto ou manuscrito, nunca a de uma edição recente. No caso de se trabalhar uma edição recente, é imprescindível incluir no texto a data da primeira publicação entre parêntesis rectos e na bibliografia indicar essa data mais a da edição usada:

VÁZQUEZ MONTALBÁN, Manuel (1999) [1983]: Los pájaros de Bangkok. Barcelona: Planeta.
No corpo do texto, este exemplo apareceria tal como antes indicámos.

As ilustrações (imagens, gráficos, quadros e figuras) devem ser gravadas em documentos separados, devidamente identificados. No documento do texto deverá constar apenas a indicação do lugar onde deve colocar-se a imagem.
 - A numeração e os títulos das ilustrações devem estar incluídos no corpo de texto, em formato Word e nunca integrados nas próprias ilustrações;
 - As figuras deverão ser enviadas em formato TIFF ou IPEG com resolução 300 dpi no formato da impressão;
 - Os gráficos/quadros construídos com tabelas deverão utilizar apenas um traço simples que separe linhas e colunas, dado que serão formatados de acordo com o grafismo das Edições UFP.

As palavras estrangeiras empregadas no texto devem aparecer em itálico. O itálico empregar-se-á apenas para palavras estrangeiras e para títulos de livros, revistas, etc., não para outras coisas. É favor não sublinhar os títulos.

No início do trabalho deve aparecer: título do trabalho (centrado); duas linhas abaixo: nome do autor (alinhado à direita).

Colocar um asterisco no nome do autor do artigo, e em nota de rodapé dar um breve apontamento com dados do autor, área de trabalho e vinculação institucional.

Exemplo: Ana Lisboa  Professora a Tempo Completo do Departamento de Letras da Universidade ........ Colaborou em distintas publicações especializadas, com artigos sobre literatura argentina dos séculos XIX e XX. É autora de Historia y literatura en el siglo XIX argentina, e co-autora de Historia General la inmigración portuguesa en el Río de la Plata. Contacto: alisboa@ppp.pt

Cada artigo deverá ser acompanhado por um resumo analítico em castelhano, e correspondente tradução em inglês ou francês não superior a 20 linhas. Deverão ainda apresentar-se cinco palavras-chave em ambos idiomas. No caso de redigir o artigo em português, o resumo será no mesmo idioma e respectiva tradução para inglês.

A apresentação da primeira página dos artigos deverá respeitar o formato seguinte:

 - O título do artigo deverá estar em letra Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre linhas 1,5. Em seguida deverá colocar-se o nome e apelido do autor ou dos autores, alinhados à direita com o devido asterisco. Posteriormente deverá localizar-se o resumo em espanhol ou português e as cinco palavras-chave. Imediatamente após, a tradução do resumo em inglês e as correspondentes palavras-chave. Tanto a palavra Resumo como a de Abstract devem alinhar-se à esquerda, em tamaño de letra 11 e em maiúsculas. O corpo do resumo ou abstract devem colocar-se a uma margem de 1 cm para cada lado, a seguir à palavra Resumo.


Pede-se o favor de enviarem as contribuições em formato Word a cada coordenador de simpósio.